23 de agosto de 2007

Quarta Aula - 23/08/2007






Atividade do dia:

Análise de um site de conteúdo noticioso:


* O texto final deve ser postado no seu blog.

Aspectos a observar:organização, cores, movimentos, conteúdos, links, usabilidade (grau de interação com o usuário).

CONTEÚDO WEB

Análise do ClicRBS

Logo na primeira impressão, ao visualizar o website jornalístico, uma pequena janela de propaganda se abre no centro da página, dificultando a pré-leitura que um internauta faz ao acessar a página site. Depois de fechá-la, observei a instantaneidade da veiculação das informações, pois há uma aba referente aos últimos acontecimentos regionais e/ou mundiais. Portanto, apesar do pequeno inconveniente do comercial, que se mantém à direita da página o tempo todo, mas não atrapalha a navegação e a leitura, o acesso ao conteúdo atual foi imediato, bem como é no veículo rádio.

O ClicRBS apresenta algum caráter interativo com seu público, pois há uma espécie de diálogo entre os jornalistas e os leitores sob alguns aspectos. No entanto, isso não é mais alcançado através das salas de bate-papo, nem fóruns de debate, que não existem mais, pelo menos eu não encontrei, apenas há enquetes, murais e a opção "Fale Conosco".

Com relação ao instrumento perenidade, que é a capacidade de armazenamento de informações, onde são utilizados banco de dados ou discos virtuais, o ClicRBS apenas registra as últimas sete publicações da Zero Hora e quinze dias das Últimas Notícias. Então, não é possível dizer que, no ambiente da página, há acesso ao banco de dados com as informações já publicadas. Em contrapartida, o site é muito bem organizado, não é cansativo, fácil de manipular, colorido, bastante atrativo e utiliza inúmeros recursos de multimediação com o internauta, tais como, fotografias, vídeos e acesso aos blogs de jornalistas do grupo. Nos dois primeiros itens, o internauta tem a opção de enviar o conteúdo para algum e-mail pessoal ou de amigo. Sem dúvida, a hipertextualidade está presente no ambiente.

A intenção do ClicRBS foi, é e sempre será fragmentar seu material e seus textos para deixar à disposição do leitor a escolha do caminho a ser seguido por ele. Os conteúdos bem escritos pelos profissionais ou os conteúdos bem desenvolvidos, além das cores atrativas e bem distribuidas, levam o internauta a optar pelo link de seu interesse pessoal, realizando assim, uma navegação diferenciada.

Nenhum comentário: