17 de agosto de 2007

Terceira Aula -16/08/2007 - Parte 4















CONTEÚDO WEB


Jornalista Digital
Como Escrever Notícias para a Internet
(com apoio do livro "Jornalismo Digital" de Pollyana Ferrari)

A palavra "conteúdo" está na moda quando se fala em proliferação de sites. É por causa dela que as pessoas acessam determinados endereços na Internet.
Muito além de textos, fotos, vídeos, gráficos, notícias, chats, resenhas de livros e filmes, o usuário busca o que lhe interessa e de forma rápida.
Os desafios de escrever para a Web está em preparar uma boa redação, saber lidar com vários tipos de mídias, desenvolver uma visão multidisciplinar e ter noções comerciais e de marketing.
Presente em alguns cursos de Comunicação Social do País desde o início desde século, a disciplina de "Jornalismo Digital" nas suas mais variadas nomenclaturas pretende ensinar os estudantes a criar textos para as novas mídias, desenvolver e avaliar páginas para a Web, encontrar, organizar e concentrar as informações, além de saber criar e manter um blog. E o maior desafio dos jornalistas e/ou estudantes que atuam nessa área está em começar o dia ligando o computador. Depois disso, o profissional abre os conversadores instântaneos da máquina, "veste" o fone de ouvido, escolhe sua própria música com extensão de arquivo em mp3 baixada na véspera, começa a navegar pela Web, minimiza o navegador, reedita o release com a biografia do próximo convidado para o chat e trata uma imagem ou foto no programa da Adobe, o Photoshop. Isso tudo, conversando com alguém pelo celular.
Aquele que for capaz de saber lidar em várias mídias ao mesmo tempo tem enormes chances de se tornar um ciberjornalista, mas não é o bastante ser esperto para lidar com a tecnologia presente na Internet. É preciso ter uma considerável bagagem cultural para conseguir absorver e postar as informações de acordo com a necessidade editorial.

Nenhum comentário: