17 de agosto de 2007

Terceira Aula -16/08/2007 - Parte 3


















CONTEÚDO WEB

Pequena História da Internet - Primeira Parte
(com apoio do livro "Jornalismo Digital" de Pollyana Ferrari)

Em comparação ao ano de 2001, o número de brasileiros que acessam a Internet TRIPLICOU, segundo estudo do Yankee Group.
A Arpanet, uma rede nacional de computadores, foi criada em 1969, através da Arpa (Agência de Pesquisa e Projetos Avançados) por motivos de pesquisa. Servia para garantir comunicação emergencial caso os Estados Unidos fossem atacados por outro país, especialmente a União Soviética. Em 1975, a Arpanet foi assumida pela Agência de Comunicações e Defesa, cuja missão era facilitar a comunicação com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No entanto, como o tráfico de dados aumentou muito rápido, novas redes começaram a surgir. A Bitnet (Because It´s Time Network) e a CSNET (Computer Science Network) são exemplos e ambas passaram a oferecer acesso para universidades e organizações dentro do país americano.
No ano de 1986, conectando pesquisadores dos Estados Unidos, a NSF (Fundação Nacional de Ciência) contribuiu para a expansão da Internet consideravelmente, pois desenvolveu uma espécie rede que foi batizada de NSFNET, onde trafegavam dados, voz, fibras ópticas, microondas e links de satélites. Em 1990, já eram 80 países interligados devido à expansão.

Pequena História da Internet - Segunda Parte
No final dos anos 80, o cenário era o de muitos computadores conctados, especialmente no meio acadêmico. Enquanto isso, junto a um grupo de pesquisadores, Tim Berners Lee inventou a WWW (World Wide Web ou Rede de Abrangência Mundial) e escreveu um programa chamado Enquire, que organizava informações. Em 1989, ele propôs a WWW. No ano seguinte, Lee foi auxiliado por Robert Cailliau, que já apresentava o sistema de hipertexto CERN e trabalhava no browser Samba.
Em 1992, o designer e pesquisador Jean François Groff convidou Lee para ser o primeiro aluno do projeto Info Design. Desse modo, Groff teve uma importante contribuição na versão original da WWW. No mesmo ano, um grupo de estudiosos encontrou o programador Marc Andreessen, do núcleo de Eric Bina, veterano em estudos relacionados à Unix. Criado por Andreessen, o Masaic, espécie de navegador pré-Netscape, em 1993 era uma interface essencial para o ambiente gráfico.
Os já então "sites" tinham um fundo cinzento, imagens pequenas e poucos links, mas para Andreessen e Lee, era o início da Internet conhecida hoje.

Pequena História da Internet - Terceira Parte
O ano era 1996 e o mundo já tinha 56 milhões de usuários. O número de computadores pulou de 1,7 milhão em 1993, para 20 milhões em 1997. O termo "portal" começou também a ser utilizado nesse ano e o Yahoo agregou conteúdo à página de entrada, visualizada por grande parte dos usuários do Netscape.
Para segurar a atenção do internauta, sites de busca passaram a inserir recursos para mantê-los na página, como serviços e chats.

Nenhum comentário: