7 de novembro de 2007

Décima Quinta Aula - 08/11/2007













CONTEÚDO PET


O que é e por que os gatos gostam de "gatária"?

(com o apoio do livro "Por que os gatos são assim?, de Karen Anderson e do site "Catnip Brasileiro")

Gatária, Catnip, Erva-gateira, erva-gato, erva-dos-gatos, naveda-dos-gatos, catmint (em inglês), hierba del gato (em espanhol), herbe aux chats (em francês) ou cataria (em italiano) são muitos dos nomes de uma erva da família das hortelãs que muito atrai os felinos.

Oitenta por cento dos felinos adultos, inclusive pumas, leões e leopardos reagem à essência. A tendência para gostar ou ignorar a gatária é herdada e alguns gatos são imunes à influência da erva.

A gatária funciona como droga para eles, mas é inofensiva e bastante segura. Os gatos não costumam procurar freneticamente pela erva, para alterar sua consciência. Se há gatária ou não por perto, não faz a menor diferença.

De qualquer maneira, muitos gatos costumam "viajar" ao cheirar a planta, mastigá-la ou rolar em cima dela e os dez minutos de euforia que a erva oferece, não causa nenhum efeito colateral negativo.

HISTÓRIA
Considerada como uma erva medicinal e forte, ela cresce verticalmente, perene com talos robustos e cabeludos, folhas em formato de coração com bordas serrilhadas, de cor verde acinzentado. As flores da planta são brancas ou lilás, de 3 a 4cm de comprimento e florecem em vários agrupamentos.
Nativa da Europa e da Ásia, naturalizou-se na América do Norte e também no Japão.

CONSTITUINTES QUÍMICOS

Carvacrol, cariofileno, cânfora, cetonas, citronelal, pulegone, pépticas, dipeneno, pineno, taninos, timol.

PROPRIEDADES MEDICINAIS
Analgésica, anticatarral, antiespasmódica, aromática, calmante, carminativa, emenagoga, estomáquica, expectorante, febrífuga, refrigerante, sedativa, sudorífera, tônica dos nervos.



*Sugestão de pauta: Tamires Souza.

Um comentário:

Unknown disse...

Me convenceu, vou comprar Catnip pro meu gato.