15 de novembro de 2007

Décima Sexta Aula - 15/11/2007 - Feriado
















No consultório veterinário de Luísa há animais aguardando um lar, amor e atenção


CONTEÚDO PET


Como escolher um bom exemplar de animal de estimação?

Independentemente de você preferir cães ou gatos, a escolha do novo integrante da família requer muita atenção. O primeiro passo a ser dado por quem procura um mascote é procurar um local adequado. Este lugar deve ser de confiança, preferencialmente indicado por um médico veterinário ou por pessoas conhecidas. Além disso, é importante verificar a higiene do ambiente e o aspecto geral do exemplar. Neste momento, observe o seguinte:
* Se os olhos são brilhantes;
* se o pêlo é sedoso;
* se a barriga não está estufada (ventre volumoso pode indicar verminose);
* se o filhote é alegre e ativo.

Não esqueça de perguntar ao vendedor a respeito das vacinas do animal a ser adquirido, sobre a desverminação da mãe e da ninhada e, se houver possibilidade, pedir para conhecer os pais, e o que eles estão comendo (ração ou comida caseira, sempre preferindo a ração).

Após a aquisição de um novo amigo, ainda que esteja tudo bem com ele, sempre consulte um médico veterinário para ter a certeza de que a saúde do seu animal é plena. A veterinária Luísa Machado Moreira lembra que os proprietários não devem sair às ruas para passear com os filhotes antes de eles terem tomado todas as doses da vacina polivalente, déctupla para os cães e quíntupla para os gatos. "Somente a partir da quarta dose eles estão totalmente protegidos", salienta.

Finalmente, tudo isso foi escrito considerando os animais para a venda, mas não deve esquecer dos abrigos que têm muitos mascotes abandonados aguardando uma adoção. Muitas vezes eles já são esterelizados e desverminados. Estes cães e gatos merecem um lugar em nossas casas e em nossos corações, pois só exigem carinho e atenção.


2 comentários:

Thora disse...

WE!

A quanto tempo, serumano!

Tô com saudade, caramba!
Aliás, adorei o blog. Muito fofo!

Beijos,
Claudinha!

Tiago Paixão disse...

Legal ... especialmente o final